Luanda - Angola. Rua Rainha Ginga, Torre ElySee 8º Andar.

HOMENAGEM EM LISBOA

Primeira Dama da República participa no II Fórum de Economistas da CPLP

A Primeira Dama da República de Angola enalteceu a participação do economista e professor Américo Henriques Ramos dos Santos na capacitação de quadros angolanos e na concepção do primeiro instrumento de planeamento prospectivo pós-independência, designado Estratégia de Longo Prazo “Angola 2025”, com o qual foi inaugurado uma nova era na história do Planeamento.

Ana Dias Lourenço prestou o reconhecimento no II Fórum de Economistas da Associação Lusófona de Economia (ALECON), na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa UCCLA,  que decorreu a 27 de Setembro, em Lisboa, Portugal.

Américo Henriques Ramos dos Santos também teve uma contribuição valiosa na edificação do Sistema Nacional do Planeamento, quer do ponto de vista instrumental e metodológico, quer do ponto de vista da integração de técnicos para a concepção de gestão do planeamento económico, segundo a Primeira Dama da República.

Ana Dias Lourenço trabalhou com Américo Henriques Ramos dos Santos ao longo de anos, enquanto ministra do Planeamento, entre 1999 e 2012, em que se alcançou progressos em matéria de programação e gestão do investimento público.  

Neste evento, o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou Américo Henriques Ramos dos Santos, com o título honorífico de Economista Emérito pela sua relevante contribuição no desenvolvimento das ciências económicas a nível nacional e internacional.

Além do momento da homenagem, durante o Fórum de Economistas da Associação Lusófona de Economista (ALECON) foram abordados temas relacionados com o papel dos agentes económicos na política de cooperação, com a União Europeia, multipolaridade e lusofonia, bem como sobre o papel da CPLP na economia global.

O Fórum é uma actividade bienal, realizada de forma rotativa nos países da CPLP, com o objectivo de contribuir para o reforço da qualidade do ensino e da formação nas diferentes áreas e especialidades da ciência económica, e para valorização dos princípios e valores éticos profissionais.

Arrastar