O que fazemos
Plataforma Dikota E6.0
Concebida para dar resposta aos anseios de um grupo da Sociedade Civil, a Plataforma Dikota E6.0 apresenta-se como um instrumento de valorização e captação da experiência e saber de indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos de idade. Constitui, pois, um espaço de diálogo para todos aqueles que são parte interessada, essencialmente a camada mais jovem, na valorização do ser, do saber e da experiência acumulada das gerações seniores.
Visa mobilizar e sensibilizar a sociedade em geral, os líderes, formadores de opinião e decisores, em particular os mais jovens a considerarem o valor e a importância do aprendizado de vida dos cidadãos com mais de 60 anos.
A plataforma tem o intuito exclusivo de valorização do saber e experiências acumuladas pelos nossos seniores, do combate ao isolamento social e depressão e a promoção da autonomia das gerações mais velhas.
É um convite às gerações mais novas a comprometerem-se em manter os mais velhos activos, respeitados e valorizados.
Tem a missão de criar um “antes e depois” e que para a geração mais nova possa ser o catalisador de uma nova e progressiva forma de pensar e olhar para os cidadãos com mais de 60 anos como uma mais-valia às suas iniciativas e ao seu amadurecimento.
Promovemos e congregamos experiências e encontros geracionais, através de um processo contínuo que permitirá, além de visualizar e acompanhar os problemas vividos por esse grupo, capitalizar o seu valor profissional, cultural, e de experiência de vida.
Domínios de Actuação
A plataforma, enquanto instrumento de promoção e valorização de angolanos seniores, pretende actuar nos seguintes domínios:
1. Conhecimento e Consultoria
2. Mentoria e Indução Profissional
3. Aprendizagem Intergeracional
4. Investigação Científica
5. Voluntariado
Projectos Bandeira
1. Painel de Seniores
Levantamento permanente de indivíduos angolanos com mais de 60 anos de idade, contendo os perfis profissionais e respectivos contactos, proporcionando assim à classe empresarial ou outros interessados a sua consulta livre.
2. Projecto Boomerang
Tem como objectivo estabelecer uma verdadeira aliança entre gerações, abrindo espaço para que o reforço da cooperação intergeracional seja pela via da participação entre instituições representativas da camada jovem e a plataforma Dikota E6.0 à volta das seguintes práticas/linhas:
Aprendendo uns com os outros;
Ajudando e apoiando uns aos outros;
Experienciando juntos, abrindo espaços de colaboração;
Interagindo e actuando juntos;
Melhoria dos métodos de aprendizagem e currículo intergeracionais;
Envolvimento intergeracional na participação social;
Práticas intergeracionais no trabalho;
Co-habitação e convívio intergeracional em espaços públicos;
Construção de um diálogo intergeracional para o futuro.
Tem como foco promover uma relação Win-Win, proporcionando uma “solidariedade renovada entre as gerações”; fomentando uma maior capacidade de compreensão e aceitação das especificidades de cada geração, abrindo espaço para a pretendida inclusão.
3. Banco de Horas
Prestação de Serviços de Consultoria, Mentoria, Formação, Cuidados de Saúde e Bem-Estar por profissionais previamente seleccionados e que constem do Painel de Seniores através de 2 modalidades: doação do seu tempo, ou, pagamento de honorários (garantidos por Parceiros Institucionais).
Os utilizadores (interessados) deverão submeter os seus pedidos de prestação de horas, e terão acesso gratuito às ferramentas disponibilizadas no âmbito da Plataforma (consulta da base de dados).
Os proveitos arrecadados pelo banco de horas poderão ser utilizados como forma de apoio ao grupo mais desfavorecidos desta franja.
Conquistas | Realizações
Formações Machimbombo Dikota beneficiou mais de 1.500 matoka em matérias como:
Saúde e bem-estar na 3ª Idade
Economia do lar
Inclusão digital
Empreendedorismo sénior
Saúde da mulher
Caminhadas Dikota/Bravuz proporcionaram além de caminhadas saudáveis, verdadeiros encontros intergeracionais entre mais de 500 jovens e makota.
Inscrições no Painel de Seniores dinamizadas pelas diversas actividades realizadas possibilitaram o registo de cerca de 2.000 makota.
Dikota Mentor em parceria com o Ministério do Planeamento proporcionou mentoria a 60 jovens contratados do Ministério do Planeamento por 35 makota do próprio ministério, em fase de pré-reforma e reforma.