O que fazemos
Programa de Desenvolvimento Integrado Comunitário - PDIC Toco
A FDC tem como propósito testar, a partir de uma abordagem holística, um modelo de desenvolvimento rural e local, integrado e sustentável que possa ser multiplicado e assim contribuir para a melhoria das condições de vida das populações rurais em Angola.
Nessa perspectiva, o Programa de Desenvolvimento Integrado Comunitário (PDIC) da Povoação do Toco, enquadrado no Plano Estratégico FDC 2022- 2025 e alinhado às políticas e estratégias do Governo, plasmadas na Estratégia de Longo Prazo para Angola (ELP – Angola 2025) e no Plano de
Desenvolvimento Nacional (PDN) para o quinquénio 2023-2027, constitui um ensaio da aplicação do modelo de desenvolvimento local participativo a ser adoptado, propondo-se a congregar esforços do Governo e de outros actores sociais na busca de soluções criativas e inovadoras que contribuam para desencadear um processo de desenvolvimento integrado, essencialmente comunitário, que possa constituir um “despertar” para a condução da mudança que as comunidades esperam nas suas aldeias.
A comunidade
O Toco é uma povoação rural, localizada na comuna do Hoque, município do Lubango, província da Huíla, onde a pobreza multidimensional é superior à média nacional, pois afecta um em cada três pessoas (68,7%).
A povoação tem uma extensão territorial de 247,2 Km² e está administrativamente organizada em 15 aldeias (Toco sede, Muholi, Tchimpata, Mbala yo Mucua, Meva Yela, Camutcha, Npongo, Mapundi I, Mapundi II, Mapundi III, Hanga 1, Hanga 2, Tchiingui, Mungundo e Camihombo).
O desenho do PDIC baseou-se nos principais constrangimentos/desafios de desenvolvimento da povoação do Toco e inspirou-se em boas práticas adoptadas em Angola pelo Governo e por instituições da sociedade civil, assim como as boas práticas adoptadas em outras latitudes, em contextos sociais e económicos que se aproximam da nossa realidade.
Objectivo geral
Contribuir para a melhoria das condições de vida das populações mais vulneráveis da povoação do Toco (Província da Huíla), por via de uma abordagem multissectorial, integrada e inclusiva de desenvolvimento comunitário sustentável, que promova a plena participação das famílias e a interacção com outros actores locais, enquanto “donos” e construtores do seu próprio futuro.
Objectivos estratégicos
1. Fortalecer a capacidade organizativa e de liderança das comunidades;
2. Promover o reforço institucional e organizacional da Administração local;
3. Contribuir para o bem-estar das famílias nas áreas de habitabilidade, alimentação nutritiva, higiene e saneamento, e ambiente saudável;
4. Melhorar as condições das aldeias em termos de acessibilidade, ordenamento e acesso aos serviços sociais básicos;
5. Proporcionar as condições infra-estruturais necessárias para o desenvolvimento da economia local;
6. Estimular diversas fontes de geração de renda das famílias, aproveitando o potencial que o território oferece, os saberes e saber- fazer locais, a capacidade criativa e inovadora, tanto na área produtiva como no empreendedorismo.
Saúde – Educação - Ambiente – Cultura – Economia Local – Empoderamento
O PDIC integra uma carteira com 10 projectos e 27 subprojectos, voltados para o reforço da capacidade organizativa local, melhoria das condições de habitabilidade, saneamento básico e ambiente das aldeias, alimentação nutritiva, acesso a serviços sociais básicos (saúde, educação/alfabetização, registo civil) e fortalecimento da economia local, que irão beneficiar esta povoação que integra 15 aldeias (cerca de 18.382 habitantes) e corresponde a um total de cerca de 3.911 agregados familiares.