O que fazemos
Tata Uhayele - "Cuide da Sua Saúde"
Em Angola, a cobertura dos cuidados primários de saúde apresenta maior fragilidade nas áreas rurais, onde os indicadores de saúde são, significativamente mais baixos do que nas áreas urbanas. Sob a premissa de que “Todo o Cidadão tem Direito à Saúde”, o projecto TATA UHAYELE - “Cuide da sua Saúde”, baptizado na língua nacional Umbundu, é uma contribuição da FDC ao compromisso do Governo em alcançar a cobertura universal dos serviços de saúde, levando os cuidados primários às comunidades rurais, com especial foco nas crianças e adolescentes.
É um projecto de carruagens clínicas, em parceria com os Caminhos-de-ferro de Benguela (CFB) e empresas privadas especializadas na área da saúde, que visa levar cuidados primários de saúde às comunidades circunscritas à linha férrea, cobrindo as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, onde se registam os índices mais altos de privações em crianças.
Objectivo principal:
Consciencializar as comunidades e a sociedade em geral para a importância de priorizar as crianças nos cuidados primários de saúde.
Objectivos específicos:
1. Construir uma base de dados que permita medir a prestação de cuidados primários de saúde nas comunidades rurais;
2. Definição e estabelecimento de um modelo de clínica móvel;
3. Aumentar a disponibilidade dos serviços de cuidados primários nas comunidades rurais.
Missão: Contribuir para a melhoria dos cuidados primários de saúde das crianças e adolescentes dos zero aos 17 anos, nas comunidades rurais do corredor Lobito-Luau.
Visão: Apoiar na construção de uma Angola com cidadãos com completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas com a ausência de doença ou de enfermidade.
Conquistas | Resultados
Realização de um Pré Teste: 27 a 28 de Janeiro 2023
Testada a operacionalização das carruagens clínica - operacionalização dos consultórios (atendimento dentro das carruagens), activação do Laboratório.
Testada a capacidade local, em termos de organização das caravanas, logística, recursos humanos: avaliada as capacidades médica, logística e processual locais (profissionais de saúde, técnicos, medicamentos, dispositivos médicos e organização das equipas).
Day 1 – 27 Janeiro
Triagem de 359 pessoas (crianças e adultos) na comunidade com a seguinte descrição:
Aldeia Sambu ------------98 pessoas (cobertura de 73%)
Aldeia Kahamboto ------116 pessoas (cobertura de 29%)
Aldeia Kalondende II ---45 pessoas (cobertura de 42%)
Day 2 – 28 Janeiro
Atendimento de 59 pacientes na Carruagem Clínica:
- 27 pacientes | Masc: 27 – Fem: 32
Especialidades: 26 em Pediatria |19 em Oftalmologia |14 em Medicina Geral.
Patologias de maior prevalência: Malária, Anemia severa, Malnutrição e Doenças Respiratórias Agudas, não foi registado nenhum caso de Covid-19.