O que fazemos
Cirurgias Ortopédicas – Pé Boto
A FDC promove a realização de cirurgias ortopédicas, em parceria com a iniciativa Internacional Extremity Project, a Fundação Dr. Martha Namundjebo-Tilahun Foundation (DMNTF), para a correcção de deformidades dos membros inferiores (pés, pernas, etc), a crianças e jovens, de 01 a 10 de Julho, no Hospital Geral de Luanda.
O International Extremity – IEP é um projecto que faz missões médicas sem fins lucrativos, que realiza missões no mundo, e em África, na Namíbia. Composta por cirurgiões ortopédicos, podólogos e enfermeiros voluntários realizam cirurgias para corrigir deformidades graves nas extremidades inferiores de pessoas socialmente vulneráveis, sem acesso a este serviço.
Em Angola, a equipa da IEP chefiada pelo Dr. Bruce Lehnert, é composta por uma delegação de 13 médicos em diversas especialidades.
A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Saúde e o apoio financeiro da Chevron.
Por parte do Ministério da Saúde, foi ainda preparado o Centro de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP) para o acolhimento pré e pós-cirúrgico das crianças e respectivos acompanhantes, que são assistidas por seis semanas antes da alta. Segundo a estimativa dos profissionais de saúde, a plena recuperação é concluída após um ano.
Conquistas | Resultados
Nº de pacientes triados: 81 pessoas
Idades: 3 meses - 35 anos
Nº de beneficiários: 63 pessoas | Masc: 37 – Feminino: 26
Cirurgias:
Nº de Extremidades: 103
Nº de Cirurgias: 150
Nº crianças beneficiárias (3 meses aos 12 anos): 52
Nº de adolescentes (12 aos 18 anos): 6
Nº de adultos: 5
Províncias abrangidas: Luanda, Huambo, Huíla, Cabinda, Lunda Norte, Bié, Benguela.