O que fazemos
Geração Sem Sida até 2030
A Primeira Dama da República de Angola, como resposta ao compromisso político da União Africana de acabar com a transmissão do VIH de mãe para filho, manter as mães saudáveis e acabar com Sida Pediátrica até 2030, decidiu, e com o fim da campanha “Nascer Livre para Brilhar” em 2021, dar continuidade às acções de advocacia e outras que vinha desenvolvendo desde 2018 e reforçar a sua acção, tendo criado o “PROJECTO GERAÇÃO SEM SIDA ATÉ 2030”.
Perante a persistência da situação e da existência ainda de muitos desafios, Sua Excelência Dra. Ana Dias Lourenço dará seguimento às acções e intervenções que vinha desenvolvendo, tais como: atribuição de incentivos para a captação e retenção das gestantes e crianças nas Consultas de Pré-Natal (CPN); a prestação de assistência a crianças expostas; a sensibilização (testagem e tratamento) dos adolescentes e jovens, sobretudo, daqueles que não conhecem o seu estado de seropositividade.
O grupo-alvo do “PROJECTO GERAÇÃO SEM SIDA ATÉ 2030” são as mulheres e as crianças, em particular nas áreas rurais, adolescentes e jovens que não conhecem o seu estado de seropositividade. Uma atenção especial às mães/pais com filhos dos 0 aos 14 anos, vítimas de abuso e violência sexual cujos números têm aumentado no nosso País e aos casamentos e gravidezes precoces.
Os Eixos de Intervenção / Áreas de Foco:
Eixo No1: Prevenção primária do VIH e da das Gravidezes Indesejadas;
Eixo No2: Prevenção da transmissão do VIH de Mãe para Filho;
Eixo No3: Tratamento Pediátrico;
Eixo No4: Exploração, abuso e violência Sexual Infantil;
Eixo No5: Áreas Transversais.