O que fazemos
PLataforma Transforme Vidas Seja Mulher
Com início em 2018, a plataforma "Transforme vidas, Seja Mulher" foi criada para inspirar e motivar jovens mulheres a assumirem papéis de agentes de mudança nas suas comunidades. Idealizada pela Primeira Dama, este espaço promove a contribuição social, moral e cívica, visando a construção de uma sociedade baseada em princípios e valores como ética, respeito, solidariedade e responsabilidade. A iniciativa encoraja a troca de ideias para resgatar valores morais e sociais fundamentais, com acções que multiplicadas possam ser continuadas e preservadas para o futuro sadio de Angola e dos Angolanos.
Cada mulher tem o dom de transformar vidas, deixando uma marca positiva na sociedade.
Conquistas | Resultados
Ano 2018
- Realização de um pequeno-almoço interactivo focado em saúde, economia familiar, empreendedorismo e solidariedade, visando a contribuição social e moral. A actividade incluiu exposições sobre a importância da solidariedade, união, irmandade e voluntariado, destacando valores como ética, rigor, respeito, responsabilidade e inovação.
- Temas e Prelectores:
- Saúde da Mulher, Planeamento Familiar e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis - Dr. Pedro de Almeida,
- Saúde Mental, Alcoolismo e consumo de substâncias psicotrópicas - Dr. Jaime Sampaio,
- Economia Familiar, Gestão do orçamento familiar - Samuel Manzambi,
- Empreendedorismo, utilização dos talentos para aumentar o rendimento - Ronaldo Pitagrós
- Participantes: 140 jovens mulheres universitárias, activistas de diversas plataformas de activismo social e político.
Ano 2019
- Patrocínio da peça teatral “Esquadrão Kamy”, uma homenagem a cinco figuras incontornáveis na história de emancipação de Angola: Deolinda Rodrigues de Almeida, Irene Cohen, Lucrécia Paim, Engrácia dos Santos e Teresa Afonso.
Esta iniciativa, promovida pela Primeira Dama visou inspirar jovens meninas a compreenderem e preservarem o legado de cinco destemidas mulheres angolanas que, apesar da pouca idade, deixaram a sua família em nome de um ideal: a liberdade do seu povo. Também passar o testemunho às gerações vindouras e mobilizar a sociedade para a valorização da cultura, nomeadamente das artes cénicas.
- Participantes: 250 jovens, rapazes e raparigas, de vários segmentos da nossa sociedade, alunos da Escola Secundária Pedalé, Jovens Universitários, Cadetes do Instituto Superior Técnico Militar, Jovens activistas de diversas plataformas de activismo social e político,