INAUGURAÇÃO
FDC apoia construção e apetrechamento de centro materno-infantil
O distrito urbano do Morro dos Veados, no município de Belas, ganhou o primeiro centro materno-infantil, a 8 de Abril de 2022, apadrinhado e inaugurado pela Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, para atender diariamente mais de 100 pessoas.
A obra ocupa uma área construída de dois mil metros quadrados, dividida em cinco blocos, que albergam a maternidade, berçário, salas de consultas externas e de internamento e as áreas administrativas e de serviços.
A sala de partos da nova unidade, preparada para acolher 15 parturientes por dia, trouxe maior satisfação na zona, com cerca de 170 mil habitantes e um elevado número de gestantes que deixaram de percorrer cerca de 30 quilómetros para ter acesso aos serviços materno-infantil.
A conclusão da obra, orçada em 340 milhões de kwanzas, contou com o contributo da Fundação Ngana Zenza, cuja instituidora é a Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, que apoia o desenvolvimento comunitário e colocou à disposição do centro todos os equipamentos e meios de trabalho, incluindo uma ambulância.
"Nós, enquanto Primeira-Dama, e também presidente da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário, envolvemo-nos com o Fundo Lwini neste centro apenas em 2021. Isto porque o Fundo Lwini solicitou o nosso apoio para terminar o centro, apetrechar e torná-lo funcional. Nós abraçámos a causa, porque consideramos um projecto importante para a população aqui desta área, e por ser também um projecto virado para o atendimento de mulheres grávidas e crianças”, explicou.
Ana Dias Lourenço manifestou-se regozijada e honrada por ter contribuído para esta acção de solidariedade para com as populações do Morro dos Veados, que ganharam uma unidade sanitária com todas as valências e meios de diagnóstico para atender de forma humanizada os pacientes.
O centro materno-infantil, com 59 profissionais, entre os quais 33 enfermeiros, 25 parteiras tradicionais e técnicos de apoio hospitalar, tem também serviço de fisioterapia e trabalha 24 horas por dia.
As parteiras tradicionais do distrito urbano do Morro dos Veados receberam, na altura, kits de parto para realizarem com maior segurança a sua actvidade.