Luanda - Angola. Rua Rainha Ginga, Torre ElySee 8º Andar.

MACHIMBOMBO DIKOTA

Idosos aprendem novas tecnologias

O Projecto Machimbombo Dikota, voltado à “saúde mental e bem-estar na terceira idade”, vai promover o ensino de novas tecnologias para os cidadãos com mais de 60 anos.

O anúncio foi feito pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, a 6 de Setembro, durante uma visita de campo ao município de Cacuaco para acompanhar o progresso do Projecto Machimbombo Dikota da iniciativa da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário.

Ana Dias Lourenço, que também visitou algumas infra-estruturas sociais no município de Cacuaco, assegurou que os mais velhos vão aprender a trabalhar com o telefone e obter conhecimento sobre outros temas de interesse.

No município de Cacuaco, Ana Dias Lourenço também inteirou-se do funcionamento do Centro de Saúde de Referência de Cacuaco, do Hospital Municipal e do Posto Médico do Bairro Mulundo, bem como participou numa das duas sessões sobre “saúde mental e bem-estar na terceira idade”, que capacitou 26 idosos.

A agenda da Primeira Dama incluiu uma deslocação ao centro cultural e terminou no acampamento da juventude.

“Não poderia sair daqui de Cacuaco, da actividade no nosso Machimbombo Dikota, sem responder ao convite que o senhor administrador me fez há algum tempo para observar a realidade do munícipio de Cacuaco”, assinalou.

O director Executivo da Fundação, Camilo Ceita, destacou que o projecto está a atender às expectativas de fornecer informações e apoio aos idosos da terceira idade e registá-los na Plataforma Dikota E6.0.

Em Luanda, o Machimbombo Dikota já passou pelo Cazenga, Rangel, Sambizanga, Talatona, Benfica, Camama e Cacuaco.

Desde 2020, mais de 11 mil pessoas já beneficiaram desse projecto, com despesas acima de 900 milhões de kwanzas.

Arrastar