Luanda - Angola. Rua Rainha Ginga, Torre ElySee 8º Andar.

Realização do Concerto de Encerramento da Master Class de Música Clássica

Master Class de Música Clássica

A Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), realizou no dia 18 de Janeiro de 2025, um Concerto de Encerramento da Master Class de Música Clássica, no Centro de Conferências de Belas, marcando o culminar de uma semana de intensa aprendizagem e partilha artística.

O evento contou com a presença da Patrona da fundação Ngana Zenza e Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, bem como com a participação de Membros do Executivo, líderes comunitários, Membros da sociedade civil e músicos angolanos, demonstrando o interesse, o impacto e a relevância deste projecto para o panorama cultural e social angolano.

O concerto teve início com a entoação do Hino Nacional de Angola, uma obra marcante de autoria de Manuel Rui Monteiro e Rui Mingas, interpretado pelos jovens músicos que participaram na Master Class, destacando o espírito patriótico e a valorização da identidade nacional.

Sob a direcção do Maestro Ricardo Castro, a Master Class contou com a participação de jovens músicos, oriundos de diversas províncias de Angola, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, seleccionados através de um rigoroso processo de inscrição e avaliação. 

O concerto de encerramento da Masterclass foi um espectáculo memorável, com um repertório que incluiu  os temas seguintes:

  • Te Deum – Marc-Antoine Charpentier

  • Sétima Sinfonia (Allegretto) – Ludwig van Beethoven

  • Dança Húngara n.º 5 – Johannes Brahms

  • Suite Villa-Lobos (Trenzinho do Caipira, Melodia Sentimental, Rasga Coração) – Heitor Villa-Lobos

  • O Pássaro de Fogo (Berceuse e Finale) – Igor Stravinsky

  • Sinfonia do Novo Mundo (Allegro con fuoco) – Antonín Dvořák

  • Orgulho Africano (Filhas da África).

O concerto realçou o talento e a dedicação dos jovens músicos angolanos, e reforçou de igual modo o compromisso da Fundação Ngana Zenza e da Primeira-Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, em promover a valorização cultural e a inclusão social. 

Esta iniciativa representa o início de um grande desafio na criação da “Orquestra Nacional de Angola”.

A realização deste evento contou com o apoio da empresa Gemcorp e uma equipa comprometida em proporcionar uma experiência inesquecível ao público. 

 

Arrastar