Ana Dias Lourenço participou na 7ª Edição da Cimeira da Iniciativa das Primeiras Damas da Fundação Merck
.
A Primeira Dama da República de Angola, Dra. Ana Dias Lourenço, participou nos dias 18 e 19 de Junho, na cidade do Dubai, na 7ª Edição da Cimeira da Iniciativa das Primeiras Damas da Fundação Merck, evento que reuniu Primeiras Damas de África e Ásia para debater temas como saúde, educação as raparigas, combate ao casamento infantil entre outros temas sociais.
Durante a sua intervenção, destacou a participação do país em duas iniciativas dedicadas à comunicação social, tais como o Prémio de Jornalismo "Fique em Casa", realizado em Outubro de 2020, tendo sido Angola vencedora ao nível dos PALOP e a formação de 90 jornalistas em comunicação de saúde, realizada em Maio de 2023. “Ao capacitar jornalistas para abordar questões sociais e de saúde, moldamos uma sociedade mais informada e solidária”, afirmou.
A Fundação Merck, distingue-se por utilizar uma abordagem inovadora na resposta a questões sociais sensíveis, recorrendo à arte, à comunicação social e à narração de histórias, como ferramentas de intervenção.
No domínio da Educação de meninas, a Merck promove o programa de bolsas de estudo para raparigas talentosas e em situação de vulnerabilidade“ Educar Linda”.
Na sua abordagem, a Primeira Dama de Angola enfatizou o papel transformador da educação das raparigas nas famílias e nações, descrevendo-a como “a vacina mais eficaz contra a pobreza, a violência, a exploração e a desigualdade. É, sem dúvida, um dos mais poderosos motores do desenvolvimento sustentável”., realçou.
Ana Dias Lourenço, destacou ainda convergências de prioridades com a fundação Merck e enfatizou a necessidade de melhor colaboração e diálogo para implementação do programa “Educar Linda”, alinhado à realidade, hábitos e costumes de Angola, em particular nas comunidades rurais.
Durante o segundo dia da cimeira, as Primeiras Damas partilharam experiências sobre os projectos e programas que têm desenvolvido nos seus países de origem e reforçaram o compromisso com iniciativas conjuntas, no âmbito da fundação Merck.
A Iniciativa das Primeiras-Damas da Fundação Merck (MFFLI, sigla em Inglês) reúne anualmente as Embaixadoras da Fundação Merck "Mais do que uma Mãe" , com o objectivo de debater desafios sociais.