Luanda - Angola. Rua Rainha Ginga, Torre ElySee 8º Andar.

Primeira Dama da República preside Cerimónia de abertura do Workshop sobre “A Patologia de Otorrinolaringologia, analisada na perspectiva da Saúde Global"

workshop

A Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, procedeu hoje, 5 de Abril, à abertura, em formato virtual, do Workshop de Otorrinolaringologia com o tema “A Patologia ORL analisada na perspectiva da Saúde Global”, promovido pela Clínica Universitária de  Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Na acção formativa, participaram estudantes de várias faculdades de medicina das Universidades de  Angola, nomeadamente Agostinho Neto, Católica, Jean Piaget, José Eduardo dos Santos, Katyavala Bwila, Mandume Ya Ndemufayo e 11 de Novembro.

Durante a primeira parte do workshop, os estudantes participaram de um curso de otoscopia, enquanto na segunda parte registou-se a apresentação de trabalhos sobre a temática geral do evento.

Na sua intervenção, a Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, considerou a saúde global uma responsabilidade compartilhada, razão pela qual cada estudante tem o compromisso de fazer a diferença, contribuindo com demonstrações científicas, criatividade e potencial que impulsionam o futuro da medicina.

“Vocês representam uma geração que pode transformar a saúde global não apenas por meio do conhecimento técnico, mas pela capacidade de pensar além-fronteiras, colaborando e criando soluções universais para os desafios locais”, realçou Ana Dias Lourenço, dirigindo-se aos estudantes protagonistas do referido workshop.
  
A Primeira Dama asseverou igualmente que, a saúde global envolve a ideia de abordagem integrada, considerando factores sociais, econômicos, ambientais e políticos que afectam populações em diferentes partes do mundo. Não se limita a doenças específicas, mas abrange desafios como desigualdade no acesso aos cuidados, mudanças climáticas, pandemias, entre outros.

Para a Primeira Dama da República, o workshop constituiu uma parceria sólida e frutuosa, pois é através da união e da solidariedade que se podem ultrapassar os desafios que retardam o progresso das respectivas nações.
“Juntos podemos criar um futuro onde cada cidadão possa desfrutar de serviços de saúde acessíveis e de qualidade”, concluiu.    

Os projectos pedagógicos da Clínica Universitária da Faculdade de Medicina de Lisboa, visam estimular a aprendizagem de Otorrinolaringologia de forma transversal, cuja estratégia inclui uma forte interação entre os estudantes de Angola e de Portugal.

Arrastar