Luanda - Angola. Rua Rainha Ginga, Torre ElySee 8º Andar.

EDUCAÇÃO

Primeira Dama da República inaugura Escola Eiffel na província do Huambo

A província do Huambo acolheu hoje, 5 de Setembro, a cerimónia oficial de inauguração da 6ª Escola Eiffel, localizada no bairro Cambiote.

O evento contou com a presença de distintas entidades governamentais e representantes do sector petrolífero, como o governador da provincial, Pereira Alfredo, ministra da Educação, Luísa Grilo, secretário de Estado para o Sector de Petróleo e Gás, José Barroso,  e a embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert.

Igualmente, acompanharam a inauguração o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo., presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Martins, director- geral da TotalEnergies, Martin Deffontaines, e o presidente do Bloco 32, Laureano Van-Dúnem.  

A cerimónia foi presidida pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que destacou o papel transformador da educação na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e próspera.

A nova unidade escolar é fruto de uma parceria público-privada entre o Ministério da Educação, TotalEnergies Angola, ANPG, Embaixada de França, Missão Laica Francesa e os parceiros do Bloco 32, nomeadamente a Sonangol Pesquisa e Produção, SSI, ExxonMobil, ETU Energias e a Sinopec.

Na sua intervenção, a Primeira Dama da República lançou um novo desafio à TotalEnergies para a criação de um Campus L’Industreet em Angola, no sentido de reforçar a aposta na formação técnica e profissional dos jovens.

A Escola Eiffel do Huambo, oferece ensino secundário gratuito, inclusivo e de qualidade, com foco em disciplinas científicas e tecnológicas, dispondo de laboratórios modernos, salas de aula equipadas e espaços dedicados ao desporto e lazer.

O projecto reafirma o compromisso com a igualdade de género, reservando 50 por cento das vagas para raparigas, e visa beneficiar jovens de comunidades desfavorecidas, preparando-os para os desafios do século XXI com responsabilidade, autonomia e rigor.

Arrastar