PROJECTO DA FUNDAÇÃO NGANA ZENZA
Carruagens clínicas prestam cuidados de saúde gratuitos em Chicala Choloanga
Os munícipes da Chicala-Choloanga, na província do Huambo, estão a beneficiar de consultas gratuitas no âmbito do Projecto Tata Uhayele, que leva cuidados primários através de carruagens clínicas ao longo do corredor Lobito–Luau.
Trata-se da segunda expedição do projecto, uma iniciativa da Primeira-Dama da República e patrona da Fundação Ngana Zenza, Ana Dias Lourenço, que durante dois dias, hoje e quarta-feira, disponibiliza cuidados de saúde primários na estação dos Caminhos-de-Ferro da Chicala-Choloanga.
Nesta expedição foram mobilizados 26 profissionais, dos quais 17 da Clínica Sagrada Esperança, contratada para a prestação dos serviços clínicos reforçados por enfermeiros da Direcção Municipal de Saúde, além do apoio do INEMA.
Para a população, trata-se de uma oportunidade única de acesso a cuidados especializados sem custos, uma acção que reforça o compromisso de levar saúde de proximidade às comunidades.
Tereza Reis, de 23 anos, jovem mãe, residente na Chicala-Choloanga, contou que ficou emocionada ao saber que teria acesso às consultas gratuitas do Projecto Tata Uhayele.
“Soube através da igreja e logo trouxe os meus filhos, sobretudo um que tem problema de visão. Não tinha como fazer esta consulta antes e hoje consegui. Fomos bem recebidos e estou muito grata”, expressou.
Entre os beneficiários, esta uma idosa que recebeu óculos no âmbito das consultas de optometria e, emocionada, afirmou, em umbundo: “Agora vejo melhor”, garantindo que irá cuidar bem deles.
Fernando Luís, de 67 anos, residente no mesmo município, destacou qualidade do atendimento recebido pelos especialistas envolvidos no Projecto Tata Uhayele.
“Já fiz muitas consultas no hospital, mas aqui senti um cuidado especial, cheio de amor e dedicação. Como hipertenso, recebi a medicação adequada e melhorei rapidamente. Agradeço à Primeira Dama e peço que este trabalho seja multiplicado em todo o país”, disse.
O coordenador da CSE para o projecto, Edmilson Serra, explicou que estão a ser realizadas consultas de medicina geral e familiar, optometria com distribuição gratuita de óculos pré-graduados, ginecologia e obstetrícia – com recurso a ecógrafo portátil – e pediatria, acompanhada de vacinação para as crianças.
“O atendimento é completo e gratuito, desde a recepção até à farmácia. Aqueles que necessitam de cuidados de urgência têm suporte do INEMA para evacuação às unidades mais próximas”, explicou o médico.
Nesta etapa, as equipas visitam estações seleccionadas e regressam ao Lobito para avaliar resultados e preparar as próximas fases.
“A partir do ano um, o objectivo é realizar as seis paragens já identificadas de forma consecutiva. O público-alvo são, sobretudo, crianças e adolescentes dos 0 aos 17 anos, jovens mães e mulheres, sem descurar o agregado familiar. Para esta expedição, a meta é atingir 200 atendimentos, embora a experiência indique que este número tende a ser superado”, referiu Karine Monteiro, gestora de projectos do Gabinete da Primeira Dama.
Destaca-se o apoio do Governo Provincial, através das direcções Provincial e Municipal de Saúde, que têm assegurado as condições necessárias para a realização da actividade.
O Tata Uhayele – nome originário da língua nacional umbundo – é uma iniciativa da Primeira-Dama da República, através da Fundação Ngana Zenza. O projecto contribui para o compromisso do Governo em assegurar a cobertura universal dos serviços de saúde, com especial enfoque em crianças e adolescentes das zonas rurais.
A iniciativa conta com o patrocínio do Lobito Atlantic Railway, em colaboração com os Caminhos-de-Ferro de Benguela, e com a contratação de serviços clínicos da Clínica Sagrada Esperança.
A meta é alcançar 100 mil pessoas em três anos, ao longo do corredor ferroviário que abrange as províncias de Benguela, Huambo, Bié, Moxico e Moxico Leste.