COMUNICADO DE IMPRENSA
População do Cuemba acolhe com expressiva participação à 4ª Expedição Médica do Projecto Tata Uhayele
Cuemba, Bié – 25 de Outubro de 2025 — Mais de 600 utentes, beneficiaram de assistência, durante a quarta expedição médica do Projecto Tata Uhayele, uma iniciativa da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), instituída e presidida pela Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço.
Durante os dias 23 e 24 de Outubro, no município do Cuemba, província do Bié, a equipa multidisciplinar de profissionais de saúde realizou consultas em várias especialidades, com destaque para Medicina Geral e Familiar, Pediatria e Oftalmologia.
A acção contemplou ainda aconselhamento, rastreios e actividades de prevenção.
O coordenador clínico do projecto, Edmilson Serra, destacou a diversidade dos utentes atendidos — com grande presença de crianças, mulheres grávidas e jovens — e sublinhou que foram identificados “um número significativo de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, o que reforça a necessidade de fortalecer a educação para a saúde, sobretudo entre os jovens”.
Foram também detectados casos de transtornos mentais entre adolescentes, incluindo ansiedade, ataques de pânico e episódios depressivos, tendo sido prestado apoio imediato a todos os casos identificados.
O director do Gabinete Provincial da Saúde do Bié, João Campos, garantiu que as autoridades sanitárias provinciais e municipais irão assegurar o acompanhamento dos doentes, em coordenação com os serviços de acção social. “Alguns pacientes serão referenciados para o Hospital Oftalmológico de Benguela, que também atende as províncias do Huambo, Bié e Moxico. Foram igualmente identificados fármacos essenciais que a província poderá adquirir para garantir o tratamento contínuo destes doentes”, explicou.
Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à luta contra o cancro, a expedição incluiu palestras de sensibilização sobre o Cancro da Mama, do Colo do Útero e da Próstata, segundo a Coordenadora de projectos do Gabinete da Primeira-Dama e curadora da Fundação Ngana Zenza, Karine Monteiro, que destacou “o forte envolvimento comunitário e o acolhimento extraordinário no Cuemba”.
A expedição contou ainda com a distribuição gratuita de medicamentos, mosquiteiros, pasta e escovas de dentes, reforçando o compromisso da FDC com a prevenção e o bem-estar das famílias.
A iniciativa foi realizada com o apoio da Direcção Provincial e Municipal da Saúde do Bié e do Cuemba, da Administração Municipal, e da Governadora da Província do Bié, Celeste David Adolfo.
O Projecto Tata Uhayele conta com o patrocínio da Lobito Atlantic Railway (LAR), empresa concessionária da infraestrutura ferroviária e portuária, em colaboração com os Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) e com a prestação de serviços clínicos pela CSE.
Após o êxito alcançado no Bié, a próxima expedição do Projecto Tata Uhayele está prevista para Novembro, na província do Moxico, onde a equipa continuará a levar serviços primários de saúde gratuitos, acções de prevenção e educação comunitária às comunidades rurais.
A iniciativa tem como objectivo levar serviços primários de saúde, prevenção e educação para a saúde às comunidades circunscritas ao corredor ferroviário Lobito-Luau.